Nossa história começou em 2021, nos solos capixabas, quando identificamos uma necessidade crítica entre os produtores de café: pulverizar suas plantações em regiões montanhosas do interior do Espírito Santo. Essas plantações eram tão íngremes que muitos agricultores não aplicavam fertilizantes, considerando a operação inviável. Em uma conversa marcante com um produtor, ouvimos:
“Nós não conseguimos pulverizar toda a nossa plantação.”
Essa frase foi um divisor de águas. Era claro que a única solução viável seria a aplicação dos fertilizantes por via aérea. Na época, a palavra “drone” era praticamente desconhecida e pouco se falava sobre essa tecnologia. Vimos aí uma oportunidade de impacto real. Conversamos com centenas de produtores para validar os problemas, aperfeiçoamos nosso produto e iniciamos as operações. O sucesso foi imediato, apesar da resistência inicial de alguns produtores.
Da mesma forma, identificamos a mesma necessidade de introdução dos drones em escala exponencial no setor sucroalcooleiro, nas usinas de cana-de-açúcar do interior de São Paulo. A demanda tornou-se evidente quando, em uma conversa com uma usina em Jaboticabal, ouvimos:
“Precisamos de mapeamento e pulverização. Tudo dá por volta de 60.000 hectares. Vocês conseguem atender?”
Como resultado, Em 2022, abrimos a nossa filial em Ribeirão Preto, fechando diversos contratos com usinas da região, incluindo uma das unidades do Grupo Tereos, além de estabelecer parcerias comerciais estratégicas com startups como a Safra 4.0.
Entre 2023 e 2024, passamos por mudanças fundamentais que redefiniram nossa missão e trouxeram um novo foco para a Garvion. Estabelecemos nosso compromisso em ser uma empresa especializada em soluções com drones para o setor do agronegócio. A partir disso, adotamos a seguinte filosofia:
“Foco no problema e não na solução.”
Reconhecemos que o futuro exigirá cada vez mais o uso de drones em diversas situações. Para sermos protagonistas nesse cenário, nossa prioridade é focar nos problemas dos nossos clientes e resolvê-los através dos nossos drones.
Colocando nossa nova diretriz em prática, identificamos uma oportunidade significativa de expandir a atuação dos drones em um único contrato, ao nos depararmos com um problema persistente enfrentado há anos pelos nossos clientes: as plantas invasoras nos canaviais. Constatamos que as perdas de produtividade causadas por essas plantas podem chegar à casa dos bilhões de reais anualmente.
Uma conversa com uma usina próxima a Monte Alto (SP), responsável por 66.000 hectares e que realizava o manejo com aviões pulverizando toda a lavoura, foi determinante para o nosso direcionamento:
“Vamos supor que realizamos o mapeamento somente das fazendas de propriedade da própria usina (ao redor de 20.000 hectares) e for constatado uma infestação de 45%, vamos fazer vocês economizar mais de um milhão de reais — e isso só com defensivos.”
O contrato foi fechado, marcando o início da especialização da Garvion em aplicações localizadas para o combate de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar.
Em 2025, com a chegada da CAZB Gestão e Participações como sócia, reforçamos ainda mais o propósito da Garvion de resolver problemas com o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas, os drones. Com missão e valores claros, entendemos que a expansão para novos setores era necessária, desde que mantivéssemos o foco essencial no problema do cliente, com a solução sempre entregue pelos nossos drones.
Foi assim que identificamos uma nova oportunidade: a limpeza de fachadas prediais com drones. E assim, seguimos escrevendo, dia após dia, a história da Garvion, porque, afinal,
“we fly to simplify.”
Preencha o formulário abaixo e fale com a nossa equipe: